Escolha sua capa

Capas modelo surfboard para pranchas até 7,2
Capas pranchas até 7,2
Capas para Funboards
Capas para Funboards
Capa para viagens de 2 a 6 pranchas
Capas Surf Trip
Capas para pranchas de bodyboard
Capas para bodyboards

Veja todos os modelos

SHAPER MARCELO KANECA DÁ AS DICAS DO SUP - STAND UP PADDLE BOARD

PDF Imprimir Envie este artigo para um amigo

O conceituado Shaper brasileiro, Marcelo Kaneca, dá o tom das letras para quem quer saber tudo sobre SUP - Stand Up Paddle Board- e iniciar e até se profissionalizar no esporte. "Opinião de Ricardo Carvalho da AVANTI SURF!!!"


As pessoas me contam sobre as pranchas que compraram e eu vejo como elas, muitas vezes, compram pranchas erradas. Então, aqui vai um guia pra você escolher a sua prancha ideal de SUP.

Existem vários fornecedores com bons produtos, é só você saber escolher. Abaixo as 6 regras básicas:

1 - O seu nível;

Existem diferentes tipos de prancha, para diferentes tipos de surfistas. Você precisa ter humildade, e noção de qual é seu nível de SUP: Iniciante, médio, avançado ou competidor (elite).

Procure uma prancha que tenha sido feita para alguém com seu nível de SUP. Se você é surfista do circuito mundial, mas está iniciando no Stand Up... bem, neste caso, você é um iniciante.

2 - A utilização;

Você tem que saber o que vai fazer com a sua prancha. Vai pegar ondas ? Apenas remar? Ou quer fazer os dois? Pra cada tipo de atividade tem uma de prancha diferente.

3 - Tamanho da prancha;

A prancha ideal é aquela que tem o volume certo pra você. Em função de seu tamanho e peso.

O comprimento / tamanho da prancha não tem nada a ver com isso. Eu já vi pranchas de 11 pés muito difíceis de usar e outras de 9 pés muito confortáveis. Tome cuidado com a estória de um tamanho que serve pra todos. Isto não funciona... Nem em camiseta.

Imagine uma prancha boa para caras com 70 kilos. Ela pode não funcionar pra um cara que pesa 100 kilos, ou quase 50% mais pesado? Provavelmente não.

Procure descobrir o seu volume ideal e depois uma prancha que se adapte a você. Nunca o contrário. Quando falo em volume, estou falando em litragem.

4 - Conforto;

A prancha ideal tem que ser confortável para você, de acordo com o seu nível de SUP. Não caia no papo de que daqui a pouco você vai se acostumar, porque o mais provável é que daqui a pouco você abandone a sua prancha na garagem.

Conforto tem a ver com estabilidade, e estabilidade com a largura da prancha e suas curvas de fundo. Uma prancha larga demais fica dura na manobra. Estreita demais se torna instável.

Você tem que descobrir as medidas que são confortáveis pra você. Como? Experimentando. Em geral, os fabricantes têm pranchas pra serem testadas antes de você comprar uma. Então teste.

Pergunte qual a largura das que te agradaram e também daquelas que você não gostou. É um ótimo parâmetro na hora de comprar a prancha certa.

Largura é medida em polegadas. Em geral, acima de 29 ½ polegadas você está na zona de conforto para o iniciante.

5 - Remo;

Stand up parece com surf, mas é um outro esporte, que usa o remo como equipamento básico. Sem um bom remo você não é nada. Compre um remo com o tamanho certo.

Teoricamente, o remo certo pra pegar ondas costuma ter uns 15cm a mais do que a altura da sua cabeça. Ou uns 25cm pra quem quer fazer remadas longas e uns 20cm para aqueles que pretendem usá-lo pra tudo.

Se mesmo assim você ainda tiver alguma dúvida, compre um remo com 25cm acima da sua cabeça, e peça pra não colarem com araldite. Ao invés disso, coloque uma fita e o experimente antes de mais nada.

Se estiver bom, cole-o. Se achar grande, corte-o. Mas lembre-se que, depois de colado você não vai poder mudar seu comprimento. Nunca mais.

6 - Fornecedor;

Finalmente, procure um fornecedor com experiência no mercado e na produção / revenda de uma prancha de SUP.

Uma pessoa que te passe informações confiáveis, que te ofereça várias opções e esteja preocupado em lhe ajudar a encontrar a melhor prancha de SUP pra você.

O fato é que este segmento está crescendo e tem muita gente que não entende nada fazendo / vendendo as pranchas. Uma prancha de Stand up é uma compra cara, por isso é melhor pagar um pouco mais por um produto garantido do que comprar algo que não funciona.

Para conhecer um pouco mais o meu trabalho e minhas pranchas, basta acessar o site www.kanecasurfboards.blogspot.com

Qualquer dúvida você pode me perguntar. Basta me contactar através do meu e mail : Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Por Marcelo Kaneca

Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com